sábado, 16 de agosto de 2008

Dinossauros 'caçavam em bando'



Herbívoros também andavam em bando. Cientistas descobriram provas de que os dinossauros carnívoros atacavam em bando, e não sozinhos como se acreditava.Até hoje os cientistas só tinham encontrados esqueletos solitários de tiranossauros, mas uma escavação no Canadá e outra na Patagônia - sul da Argentina - mostraram que os animais viviam em bandos.No Canadá foram descobertos os esqueletos de 14 Albertossauros - espécie um pouco menor do que o Tiranossauro Rex -, e na Patagônia foram encontrados os esqueletos de outros seis dinossauros de uma espécie ainda maior que o Tiranossauro Rex. Os cientistas acreditam que estes foram, provavelmente, os maiores carnívoros que já existiram.
Na mesma região viviam os Argentinossauros, que eram herbívoros e foram possivelmente os maiores animais que já existiram sobre a Terra."Grupos sociais"O paleontólogo Phil Currie, da equipe que descobriu as ossadas, disse: "Parece-me que temos provas bem convincentes de que dinossauros carnívoros grandes formavam esses grupos sociais onde os jovens e os velhos trabalhavam juntos, caçavam juntos e viviam juntos". Provas encontradas no Canadá e na PatagôniaMas há cientistas céticos que acreditam que essas escavações podem ter descoberto armadilhas naturais - poças de cinzas e lava onde os animais ficavam presos e afundavam. Outra hipótese é que as ossadas acabaram juntas por causa de inundações nas planícies. Briga de DinossauroAs duas novas descobertas também levantam outra possibilidade. Na maior parte do mundo, os maiores carnívoros e herbívoros não eram contemporâneos. Os dinossauros herbívoros de pescoço longo sumiram dos continentes do
norte há cerca de 100 milhões de anos. Mas herbívoros como o gigantesco Argentinossauro continuaram existindo no sul. Fósseis encontrados recentemente sugerem que predadores vorazes como o Gigantossauro - maior do que o Tiranossauro Rex - andavam pela América do Sul na mesma época. Ossadas dos dois tipos foram encontradas a uma distância de apenas 80 quilômetros uma da outra. Isso significa que a América do Sul pré-histórica, por caprichos da evolução, foi palco de brigas e disputas entre os maiores dinossauros que habitaram a Terra - tanto herbívoros quanto carnívoros.

Nenhum comentário: